Molhos da Anna

Olá Clara!
O teu post dos vegetais fez-me lembrar dos meus truques para fazer com que o meu marido coma peixe. São apenas uns molhos, sem nada de especial, muito rápidos de preparar mas que podem tornar um prato de peixe mais apetecível para um apreciador de carne ;)


MOLHO 1:
Ingredientes:
Azeite (o suficiente para o número de pessoas)
Alho (1 ou 2 dentes, conforme a quantidade de molho e o gosto pessoal)
Limão
Coentros

Picam-se muito bem os coentros e o alho e colocam-se numa tacinha ou numa molheira, junta-se azeite e sumo de limão. Mexe-se um pouco e está pronto! Simples e delicioso. Pode ser utilizado com peixe cozido ou com peixe grelhado.

MOLHO 2:
Este molho é típico cá da terra e chama-se Molho Pitau
Ingredientes:
1 dl de azeite
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de vinagre
sal
pimenta

Num tachinho colocam-se o azeite, o alho, o colorau, o louro e leva-se ao lume, com o cuidado de mexer e assim que os alhos começarem a ficar dourados retira-se do lume para não deixar queimar. Retira-se o louro e os alhos, deita-se o vinagre (faz alguma efervescência) e tempera-se com sal e pimenta a gosto.
Aqui este molho é muto utilizado com raia cozida e é muito frequente juntar-lhe o fígado da raia esmagado. Mas eu prefiro assim.

Lá em casa utilizo este molho especialmente com peixe cozido. Também fica delicioso se juntarmos no fim um pouco de coentros picados.
Bom apetite!

1 comentário:

. disse...

Nunca tinha conhecido o nome deste molho que como com raia desde criança! Sabes q fazemos mto parecido para o cabrito grelhado e fica um espanto? (se o acompanhamento for batatas cozidas, claro).