Empadão de bacalhau ultra rápido e saboroso

Antes de analisares a receita, imagina que chegas a casa (como me aconteceu), exausta e com o estômago colado às costas. Ter necessidade de comer algo saboroso, sem ser comida de desenrasque porque já o fizeste ao almoço mas não tens forças para elaborar um prato muito confeccionado digno do fim de um dia de trabalho. Eis que vais ver o que tens lá por casa et voilá, sai-te esta maravilha em menos de 30 minutos.

Ingredientes:
1 couvete de bacalhau desfiado*
1 Cebola grande
Azeite
Alho
Pimenta
Pão ralado
1 ovo
Puré instantâneo*
Água
Leite
Manteiga de culinária
Sal

Notas (*): podes já ter o bacalhau demolhado e fazeres puré de batata normal. Ajustas a receita tendo em conta esses factores.

Confeccção:

Para o puré:
Colocas numa panela a quantidade suficiente para elaborares a dose indicada de puré e segues as instruções de confecção da embalagem. Normalmente aldrabo a receita e coloco mais leite que água, coloco manteiga de culinária e umas pitadas de sal, fica muito mais saboroso.

Para o bacalhau:
Colocas uma panela com bastante água de forma a ferver o bacalhau ainda salgado. Repetes duas vezes esta operação.
Num tacho, colocas generosamente azeite, pimenta, alho qb, cebola picada, quando a cebola começar a ficar transparente adicionas o bacalhau já escorrido. Envolves tudo até ficar alourado. Rectificas o sal entretanto. Colocas um pouco de pão ralado e voltas a envolver o preparado.

Pré-aquece o forno de forma a não perderes muito tempo, coloca no modo de gratinar.
Numa travessa ligeiramente funda, untas com um pouco de manteiga ou óleo. Coloca parte do puré, o preparado do bacalhau no meio e voltas a colocar puré. Alisas a superfície e colocas 1 gema de ovo previamente batida com uma pitada de sal. Por fim polvilha com pão ralado para criar uma crosta estaladiça. Podes ainda decorar com azeitona preta.
Vai ao forno o tempo suficiente para ficar com a crosta estaladiça que referi.

Bom apetite

1 comentário:

Florderiscas disse...

Ola Clarinha!!

vou fazer esta já amanha!!
o puré na BIMBY fica optimo !! ponho tudo la pra dentro e ela que se desenrrasque :)
Depois é só fazer o bacalhau!!!!

bjs
e tb cá podes vir almoçar!

isa